A Minha Amiga Flicka

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Trata-se de um Romance Juvenil e foi editado em 1941.

A minha opinião:

Terminei-o ontem com as lágrimas a brotar dos meus olhos e um sorriso enorme nos meus lábios. Amei o livro: sublime, esplêndido, ternurento. A sensação que tive da leitura: respirável, livre, selvagem, amorosa, cheia de metáforas quentes, de lição e de amor.
Ainda repasso mentalmente as cenas, todas com uma nitidez impressionante e pormenorizada como se tivesse visto um filme: o encontro ocasional entre um menino de 10 anos e uma égua selvagem com crina e cauda cor de creme, a captura, as consequências graves, a recuperação, a aprendizagem e, por fim, a vitória.
Deliciei-me com este livro mas, confesso, isto não deixa de ser suspeito, os cavalos e o rancho são a minha paixão, mas penso que qualquer leitor que não seja amador de animais equestres, pode apreciá-lo porque é muito mais que uma mera história de cavalos, é um inspirador relato do crescimento de um jovem e da sua busca de auto-confiança.

Classificação de estrelas
* * * *


Vim a descobrir, através da pesquisa na internet, que chegaram a fazer um filme em 1943 baseado deste livro.



Uma curiosidade. Descoberta por acaso. Fizeram um filme recentemente, em 2006, intitulado de "Flicka", dizem que é adaptado deste livro em versão moderna mas, segundo o trailer, a história não é completamente fiel. É a kathy McLaughlin em vez de Ken McLaughlin, tem 16 anos em vez de 10 anos, o cavalo selvagem da kathy é negro, a cerca para onde é capturado o cavalo selvagem é de madeira em vez de arame. Mas os cenários, a natureza, os cavalos selvagens, o rancho, é exactamente como o livro!




Trailer : Flicka - kewego