Dewey

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010


Data de leitura: 5/12/2009 até 8/1/2010
N.º de páginas: 279


Foi em má altura que li esse livro por ter participado ao mesmo tempo numa leitura conjunta do "Orbias - As Guerreiras da Deusa". Isto obrigou-me a transitar de um livro para outro. E a meio do Dewey, perdi-me! Já não me agarrava assim tanto como o inicio. Foi com esforço que o terminei, mesmo chegando a saltar algumas páginas.

Gostei muito de conhecer este gato! Este bichano lindo causou um grande impacto desde a população da pequena cidade, Iowe, até ao resto do Mundo! Este gato foi encontrado pela bibliotecária (a própria autora), dentro de uma caixa de devoluções da biblioteca, num dia muito frio. A partir daí, começa a história. O modo como o Dewey fez à biblioteca e às pessoas, especialmente aos deficientes, é comovente. Era mesmo um gato muito especial, nada comum.

Contudo, o livro não só fala do Dewey. Relata também a vida da própria autora, como esta passou desde a infância à vida adulta. Passou por muitos problemas - marido alcóolico, divórcio, educação de uma filha e luta contra o cancro da mama. E também fala sobre a evolução da pequena cidade, Iowe, e da sua pequena população. A cidade passou por uma crise da agricultura e económica e a biblioteca tem sido muito importante para estas pessoas (desempregadas)... A parte que achei mais interessante foi a explicação do funcionamento da biblioteca e como se trabalha lá. Assim fiquei a saber que não é só registar os livros...

Se não fosse a leitura conjunta, teria apreciado este livro.

Classificação: 3/5

Informações:
Este livro vai ser adaptado para o cinema com a Merly Streep a fazer-se de bibliotecária.

Outras opiniões:

Aqui #1(blog Vidas Desfolhadas - Muito obrigada, querida Sandra, pelo empréstimo)